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Descrição do Produto

Conheça a Apostila do INSS – Analista – Administração:

 

Sinopse:


Apostila para o Concurso 2013 do INSS para Analista com ênfase em Administração.

Apostila elaborada por professores de cursos preparatórios, com foco nos assuntos do edital. Focada nos assuntos mais importantes e geralmente cobrados com maior pela Banca Organizadora. Importante: Ao adquirir um material, não pense apenas no preço e sim na qualidade e nos benefícios de estudar com conteúdo de qualidade e atualizado. Se prepare Melhor, Estude com a Mais Completa Apostila do Concurso do INSS.

 

Características:

Apostila para o Concurso 2013 do INSS.

Mês/Ano Publicação: Maio 2020.

Atenção: Caso seu concurso sofreu alterações após lançamento do edital os assuntos que porventura foram adicionados não estarão contemplados nessa apostila

Formato: Material Digital em CD. Formato PDF. Permite o leitor fazer impressão.

 

Conteúdo:

 

 

Língua Portuguesa 




10 Convênios, contratos, credenciamentos e acordos.
9 Recursos.
8 Organização da Seguridade Social.
7 Do salário de contribuição.
6 Das contribuições da União, das contribuições do segurado, da empresa e do empregador doméstico.
5 Da habilitação e reabilitação profissional.
4 Do recolhimento da filiação.
3 Das prestações em geral.
2 Dos benefícios da Previdência Social: Dos Regimes da Previdência Social, Regime Geral da Previdência Social.
1 Das finalidades e dos princípios básicos.

Noções de Direito Previdenciário 

cultura e desporto; ciência e tecnologia; comunicação social; meio ambiente; família, criança, adolescente e idoso.
6 Ordem social: base e objetivos da ordem social; seguridade social; educação,
Superior Tribunal de Justiça; tribunais regionais federais e juízes federais; tribunais e juízes dos estados.
5 Poder Judiciário: disposições gerais; Supremo Tribunal Federal;
atribuições e responsabilidades do Presidente da República.
4 Poder Executivo: forma e sistema de governo; chefia de Estado e chefia de Governo;
3 Processo legislativo: fundamento e garantias de independência, conceito, objetos, atos e procedimentos.
2 Poder Legislativo: fundamento, atribuições e garantias de independência.
garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos.
cidadania e direitos políticos; partidos políticos; garantias constitucionais individuais;
direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade;
1 Direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos;

Noções de Direito Constitucional 

9.7 Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005.
9.6 Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002.
9.5 Alteração, inexecução e rescisão dos contratos administrativos.
9.4 Principais espécies de contratos administrativos.
9.3 Contrato administrativo. Conceito e características. Invalidação.
Dispensa e inexigibilidade. Revogação e anulação, hipóteses e efeitos.
9.2 Regime de licitações da Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações.
9.1 Fundamento constitucional. Conceito e modalidades.
9 Licitações.
emprego ou função da administração pública direta, indireta ou funcional e dá outras providências).
Lei n.º 8.429/92 (dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo,
8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado.
7.Serviços Públicos; conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização.
6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção,desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade.
poder de polícia; uso e abuso do poder.
5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar;
direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa.
emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção,redistribuição e substituição;
4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo,
3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta.
2 Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios.
1 Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios.

Noções de Direito Administrativo 

5 Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal.
4 Noções de probabilidade.
3Estatística: gráficos e tabelas; médias, moda, mediana, desvio-padrão e variância.
2 Matemática financeira: juros simples e compostos; taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente.
1 Administração financeira, de recursos humanos e de material.

Noções de Administração 

6 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows e Linux.
5 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações.
4 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática.
de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa.
3 Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação,
aplicativos e procedimentos associados à Internet e a intranet.
2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas,
1 Conceitos de Internet e intranet.

Noções de Informática 

Decreto no 1.171, de 22 de junho de 1994 e Decreto no  6.029, de 1º de fevereiro de 2007.
1 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal:

Ética no Serviço Público 

12 Redação de correspondências oficiais
11 Significação das palavras.
10 Regência nominal e verbal.
9 Concordância nominal e verbal.
8 Pontuação.
7 Sintaxe da oração e do período.
6 Emprego do sinal indicativo de crase.
5 Emprego das classes de palavras.
4 Acentuação gráfica.
3 Ortografia oficial.
2 Tipologia textual.
1 Compreensão e interpretação de textos.

Conhecimentos Específicos para Analista em Administração:


ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA:

7.5 Alterações e baixa de bens. 
7.4 Alienação de bens.
7.3 Inventário.
7.2 Controle de bens.
7.1 Tombamento de bens.
7 Gestão patrimonial.
6.2 Estrutura para distribuição.
6.1 Características das modalidades de transporte.
6 Distribuição de materiais.
5.5 Arranjo físico (leiaute).
5.4 Critérios e técnicas de armazenagem.
5.3 Objetivos da armazenagem.
5.2 Conferência.
5.1 Entrada.
5. Recebimento e armazenagem.
4.6 Convênios, contratos de gestão e termos similares.
4.5 Contratos e compras.
4.4 Pregão.
4.3 Edital de licitação.
4.2 Objeto de licitação.
4.1 Modalidades, dispensa e inexigibilidade de licitação pública.
4 Compras no setor público.
3.5 Cadastro de fornecedores.
3.4 Modalidades de compra.
3.3 Perfil do comprador.
3.2 Etapas do processo.
3.1 Organização do setor de compras.
3 Compras.
2 Gestão de estoques.
1.3 Metodologia de cálculo da curva ABC.
1.2 Tipos de classificação.
1.1 Atributos para classificação de materiais.
1 Classificação de materiais.

 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS: 

15 Tendências em gestão de pessoas no setor público.
14 Gestão por competências.
vencimento básico, licença, aposentadoria.
13 Regime dos servidores públicos federais: admissão, demissão, concurso público, estágio probatório,
12 Administração de cargos, carreiras e salários.
11.2 Programação, execução e avaliação.
11.1 Levantamento de necessidades.
11. Desenvolvimento e capacitação de pessoal.
10.2 Métodos de avaliação de desempenho: características, vantagens e desvantagens.
10.1 Objetivos.
10 Gestão de desempenho.
9 Análise e descrição de cargos: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens.
8.2 Técnicas de seleção: vantagens, desvantagens e processo decisório.
8.1 Tipos de recrutamento: vantagens e desvantagens.
8 Recrutamento e seleção.
7 Gestão da mudança.
6 Gerenciamento de conflitos.
5 Competência interpessoal.
4.3 Qualidade de vida.
4.2 Liderança, motivação e desempenho.
4.1 Relações indivíduo/organização.
 4 Comportamento organizacional.
3.2 Políticas e sistemas de informações gerenciais.
3.1 Atribuições básicas e objetivos.
3função do órgão de recursos humanos.
2 Fundamentos, teorias e escolas da administração e o seu impacto na gestão de pessoas.
1 Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização.

 GESTÃO DE PESSOAS:

dívida flutuante e fundada; suprimento de fundos.
6 Despesa pública: categorias e estágios; restos a pagar; despesas de exercícios anteriores;
5 Receita pública: categorias, fontes e estágios; dívida ativa.
4.4 Créditos ordinários e adicionais.
4.3 Alterações orçamentárias.
4.2 Sistemas de informações.
4.1 Acompanhamento da execução.
4 Programação e execução orçamentária e financeira.
2.3.12 Despesas de exercícios anteriores. A conta única do Tesouro.
2.3.11 Restos a pagar.
2.3.10 Suprimento de fundos.
 2.3.9 Despesa pública: categorias, estágios.
2.3.8 Receita pública: categorias, fontes, estágios; dívida ativa.
2.3.7 SIDOR e SIAFI.
2.3.6 Métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público; normas legais aplicáveis.
2.3.5 Processo orçamentário.
2.3.4 Sistema e processo de orçamentação.
2.3.3 Outros planos e programas.
2.3.2 Orçamento anual.
2.3.1 Plano Plurianual.
2.3 Orçamento público no Brasil.
2.2 Princípios, diretrizes e classificações orçamentários.
2.1 Orçamento como instrumento do planejamento governamental.
2 Orçamento público e sua evolução.
1 O papel do Estado e a atuação do governo nas finanças públicas; formas e dimensões da intervenção da administração na economia.

 PÚBLICO:

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E ORÇAMENTO:

5.4 Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos.
5.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.
5.1 Conceitos da abordagem por processos.
5 Gestão de processos.
4.3Projetos e suas etapas.
4.2 Principais características dos modelos de gestão de projetos.
4.1 Elaboração, análise e avaliação de projetos.
4 Gestão de projetos.
3.2 Ferramentas de gestão da qualidade.
3.1 Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade.
3 Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial.
2.5.3 Sistema de medição de desempenho organizacional.
2.5.2 Tipos, vantagens e desvantagens.
2.5.1 Características.
2.5 Controle.
2.4.3 Descentralização e delegação.
2.4.2 Comunicação.
2.4.1 Motivação e liderança.
2.4 Direção.
2.3.4 Cultura organizacional.
2.3.3 Organização informal.
2.3.2 Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo.
2.3.1 Estrutura organizacional.
2.3 Organização.
2.2.8 Processo decisório.
2.2.7 Balanced scorecard.
2.2.6 Administração por objetivos.
2.2.5 Planejamento operacional.
2.2.4 Planejamento tático.
2.2.3 Redes e alianças.
2.2.2 Análise competitiva e estratégias genéricas.
2.2.1 Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT.
2.2 Processo de planejamento.
2.1 Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle.
2 Processo administrativo.
1.2  Evolução da administração pública no Brasil (após 1930): reformas administrativas e a nova gestão pública.
1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial).
1 Evolução da administração.

 

 

E mais: Provas de Concursos anteriores Respondidas (gabaritadas).

 

Dúvidas:

Forma de Pagamento: BCASH ou Pag Seguro (Boleto e cartão de crédito) ou Depósito/Transferência Bancária para nossas contas do Banco do Brasil ou Santander.

Forma de Envio: Por e-mail. Você recebe um e-mail enviado por WE TRANSFER com um link para baixar o material.


Prazo chegada: em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento.

 

Mais dúvidas entre em contato conosco por: contato@peconcursos.com.br