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Apostila Administrador Prefeitura de Belém 2020
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APOSTILA PREFEITURA DE BELÉM SEMAD 2020 – ADMINISTRADOR

 

 

 

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Matérias:

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA:

 

1. Compreensão e interpretação de texto. 2. Tipologia e gêneros textuais. 3. Figuras de linguagem. 4. Significação de palavras e expressões. 5. Relações de sinonímia e de antonímia. 6. Ortografia. 7. Acentuação gráfica. 8. Uso da crase. 9. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. 10. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. 11. Locuções verbais (perífrases verbais). 12. Funções do “que” e do “se”. 13. Formação de palavras. 14. Elementos de comunicação. 15. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). 16. Concordância verbal e nominal. 17. Regência verbal e nominal. 18. Colocação pronominal. 19. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. 20. Elementos de coesão. 21. Função textual dos vocábulos. 22. Variação linguística.

 

 

ATUALIDADES:

 

1. Aspectos gerais do Brasil, do Estado do Pará e do município de Belém. 2. Temáticas atuais, relevantes e amplamente divulgadas referentes à História e Geografia do Brasil, do Pará e do município de Belém. 3. Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas. 4. Fatos da atualidade: locais e nacionais

 

 

LEGISLAÇÃO:

 

1. Noções de Direito Constitucional: 1.1. Constituição: conceito e classificação. 1.2. A organização do Estado: poderes e funções. 1.3. A Administração Pública: princípios que a norteiam. 1.4. Princípios constitucionais da administração pública: princípio da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência. 2. Noções de Direito Administrativo. 2.1. Estrutura administrativa da Administração Pública. 2.2. Atos administrativos: conceito e requisitos do ato administrativo, atributos do ato administrativo, classificação dos atos administrativos. 2.3. Espécies de atos administrativos. 2.4. Requisitos do Serviço Público e Direitos do Usuário. 2.5. Responsabilidade dos servidores: responsabilidade administrativa, responsabilidade civil, responsabilidade criminal, meios de punição, sequestro e perdimento de bens, enriquecimento ilícito e improbidade administrativa, abuso de autoridade. 3. Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Belém: Lei n.º 7.502, de 20 de dezembro de 1990 - dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Belém, e suas alterações. 4. 5.5. Lei n. 7507, de 14 de janeiro de 1991, que dispõe sobre o Plano de Carreira do Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Belém. 5. Ética no serviço público.

 

 

NOÇÕES DE INFORMÁTICA:

 

1. Conceitos e fundamentos básicos. 2. Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus). 3. Identificação e manipulação de arquivos. 4. Backup de arquivos. 5. Conceitos básicos de Hardware (Placa mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs). 6. Periféricos de computadores. 7. Ambientes operacionais: utilização dos sistemas operacionais Windows 7 e Windows 10. 8. Conceitos básicos sobre Linux e Software Livre. 9. Utilização de ferramentas de texto, planilha e apresentação do pacote Microsoft Office (Word, Excel e PowerPoint) – versões 2010, 2013 e 2016. 10. Utilização de ferramentas de texto, planilha e apresentação do pacote LibreOffice (Writer, Calc e Impress) - versões 5 e 6. 11. Utilização e configuração de e-mail no Microsoft Outlook. 12. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, busca e pesquisa na Web, mecanismos de busca na Web. 13. Navegadores de internet: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome. 14. Segurança na internet; vírus de computadores; Spyware; Malware; Phishing e Spam. 15. Transferência de arquivos pela internet.

 

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

 

 

1. Noções sobre Teoria Geral da Administração. 2. Administração para resultados: modelos de administração para resultados. 3. Planejamento e gestão estratégica. 4. Ferramentas de gerenciamento do desempenho organizacional: 4.1. Balanced Scorecard. 4.2. Performance Prism. 4.3. Modelo baseado em stakeholders. 5. Mensuração do desempenho. 5.1. Indicadores de desempenho. 5.2. Ferramentas para construção de indicadores. 5.3. Fatores que determinam o desempenho de empresas públicas. 6. Gestão estratégica da qualidade. 7. Administração de Recursos Humanos: 7.1. Estratégias de gestão e desenvolvimento de pessoas. 7.2. Relações interpessoais. 7.3. Equipes e liderança. 7.4. Gerenciamento de desempenho. 7.5. Gestão de cargos e atribuições. 7.6. Motivação. 7.7. Organizações de aprendizagem. 7.8. Cultura organizacional. 7.9. Gestão estratégica de Recursos Humanos. 8. Planejamento organizacional: 8.1. Planejamento estratégico. 8.2. Gestão Orçamentária. 8.3. Estudos de viabilidade econômico financeira. 8.4. Elaboração ? de relatórios gerenciais. 9. Gerência de projetos: 9.1. PMBOK - Conceitos de gerenciamento de projetos, ciclo de vida do projeto, conceitos básicos, estrutura e processos. 9.2. Escritório de projetos. 10. Gestão organizacional: 10.1. Desenvolvimento organizacional. 10.2. Relacionamento com usuários e fornecedores. 10.3. Gestão do desempenho. 11. Processos administrativos: 11.1. Normas e padrões. 11.2. Gestão de programas institucionais. 11.3. Gestão de equipamentos e de unidades operacionais. 11.4. Planejamento e execução logística. 11.5. Gestão de materiais. 12. Compras na Administração Pública: 12.1. Licitações e contratos. 12.2. Princípios básicos da licitação. 12.3. Comissão Permanente de Licitação. 12.4. Comissão Especial de Licitação. 12.5. Pregoeiro. 12.6. Legislação pertinente. 12.7. Dispensa e inexigibilidade de licitação. 12.8. Definição do objeto a ser licitado. 12.9. Planejamento das compras. 12.10. Controles e cronogramas. 12.11. Registros cadastrais/habilitação. 12.12. O processo de compras governamentais ligados ao SIASG. 12.13. Empenho. 12.14. Sistema de cotação eletrônica de preços. 13. Sistema de registro de preços. 14. Pregão. 15. Noções de Administração Financeira e Orçamentária: 15.1. Orçamento público. 15.2. O ciclo orçamentário. 15.3. Orçamento programa. 15.4. ? Planejamento no orçamento programa. 15.5. Receita pública e gastos públicos. 15.6. Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei ? Complementar no 101/00, de 04/05/2000 e suas alterações

 

 

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