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LÍNGUA PORTUGUESA:
1. A estrutura da frase: • A articulação das frases no texto: coesão e coerência. • As relações entre as palavras na frase: aspectos semânticos, morfológicos e sintáticos; • Frase nominal e verbal; • Oração e período (simples e composto): estudo morfossintático; 2. A linguagem e suas diferentes funções: • Funções da linguagem: referencial conativa, emotiva, metalingüística, poética e fática. • Linguagem verbal e não-verbal; 3. Leitura: interpretação e análise de texto: • Compreensão e interpretação do conteúdo; • Reconhecimento do gênero e da estrutura textual: narração, dissertação e descrição. 4. Pontuação. 5. Concordância verbal e nominal. 6. Regras de acentuação. 7. Crase. 8. Regência verbal e nominal.
INFORMÁTICA:
1. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet e intranet; 2. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos de informática: tipos de computadores; 3. Conceitos e comandos de Editores de Apresentação (PowerPoint, Open Office ou equivalente); 4. Conceitos e comandos de Editores de Textos (Word, Open Office ou equivalente); 5. Conceitos e comandos de Planilhas Eletrônicas (Excel, Open Office ou equivalente); 6. Conceitos e fundamentos de Hardware, Software e Sistemas Operacionais (conceitos, interfaces de janelas); 7. Serviços de Internet (correio eletrônico, navegação e busca).
LEGISLAÇÃO:
1. Normas constitucionais sobre a Administração Pública (artigos 37 a 41 da Constituição Federal); 2. Normas sobre o regime jurídico dos servidores públicos federais (artigos 1º ao 22º e artigos 116 ao 126-A da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990); 3. Regras éticas para o servidor público federal (Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994). 4. Lei nº. 8.429, de 02 de junho de 1992 - Improbidade Administrativa.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1. Teoria Geral da Administração: principais escolas de pensamento; escolas clássicas, de relações humanas, comportamentalista, estruturalista e de sistemas abertos. 2. Conceitos de Eficiência, eficácia e efetividade. 3. A visão sistêmica e as organizações contemporâneas. A gestão do conhecimento. 4. Ética e Responsabilidade Social. 5. Planejamento Estratégico: visão, missão, valores. Objetivos, metas e plano de ação. Análise de recursos e capacidade organizacional. Análise SWOT. Fatores críticos ao alcance da estratégica, indicadores de desempenho. 6. Administração pública: Reforma do Estado - o patrimonialismo, a burocracia, a administração pública gerencial, a governança pública e a gestão societal. Ética na Administração Pública. Código de ética do servidor público. Sistemas de controle na Administração Pública. 7. Nova Administração pública. Empreendedorismo na gestão pública. 8. Governo, governabilidade, governança e accountability. Princípios da administração Pública. 9. Informação e Tomada de Decisão; o modelo de tomada de decisão; estratégia para tomada de decisão. 10. Poder nas organizações: o que é poder? Fontes de poder; O poder nas burocracias. 11. A motivação e o novo ambiente de trabalho: as teorias motivacionais. 12. Liderança: os modelos de liderança. Trabalho em equipe. Empowerment. Empowered teams 13. Gestão de Pessoas: buscando talentos; avaliação e remuneração por competência; desenvolvimento de pessoas; administração de conflitos; comunicação; competências gerenciais e habilidades interpessoais. 14. Contabilidade, Custos e Orçamento Público: integração planejamento-orçamento; noções de estrutura da atividade orçamentária na organização governamental; noções do sistema orçamentário funcional – programática, receitas e despesas; custos diretos/indiretos; estatística. 15. Gerência de Projetos: conceitos e ferramentas; etapas e implementação. 16. Licitação Pública e seus Processos. 17. Gerência de contratos, convênios e consórcios públicos. 18. Modelos Teóricos de Administração Pública: Patrimonialista, Burocrática e Gerencial. 19. Reformas e evolução da Administração Pública e do Estado no Brasil. 20. Governabilidade, Governança e Accountability. 21. Classificação de materiais, gestão e política de estoques. 22. Normas gerais sobre licitações, decisões de compras e o poder de compra do Estado. 23. Gestão da Qualidade: Novas tecnologias gerenciais e soluções emergentes. 24. Planejamento e gestão estratégica. 25. Sistemas de controle e controladoria na Administração Pública.
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